PATCHWORK

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


"Durante anos, eu vinha sonhando... um dia, bati minhas asas fortemente e disse: "Chega de sonhar, está na hora de criar!"
Beijos a todos os meus amigos!!!!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cuidados básicos no trabalho com o patchwork

Cuidados básicos no trabalho com o patchwork

Devemos ter vários cuidados com material de trabalho:
Placas de corte e réguas devem ser mantidas sempre em local plano para evitar que empenem, tesouras cortadores devemos guardar em local seguro (principalmente se tiver crianças em casa).

• Moldes, riscos e projetos devem ser guardados em uma pasta para não os perdemos, pois fazemos um trabalho hoje que poderemos querer repetir depois.

• Devemos se possível, anotar em um caderno a quantidade, cor de tecido e técnica usada em um trabalho ou por uma pequena etiqueta no verso do trabalho com os dados da peça.

• Tecidos: de preferencia aos 100% algodão (tricoline é o mais recomendado). Devemos lavar com água e sabão neutro e passar antes de usar. Devemos sempre ter em mãos a quantidade de tecido necessário para o trabalho.

• Podemos usar tecidos lisos, estampados, xadrez, listrados, floral, poás, desenhos geométricos ou o que sua imaginação desejar.

• Linhas próprias para quilt e máquina de costura devem ser 100% algodão.

• Sempre que começar um novo trabalho coloque uma agulha nova na máquina isso evitará pequenos furos (por agulha rombuda), o que poderá comprometer seu trabalho final.

• Quando acabar de fazer uma peça, revise todo o trabalho para, verificar manchas, riscos, linhas sem arrematar e etc...

• Faça um saco de tecido de forro para guardar suas peças. Isso ira conservá-la por mais tempo e irá valorizar seu trabalho caso desejar vender sua peça.
Fonte da pesquisa: http://www.fazfacil.com.br/artesanato/patchwork.html

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O QUE É PATCHWORK

A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.